Clientes, os donos do nosso negócio


Por que os clientes atuais são os donos do nosso negócio? A resposta parece óbvia. Retire todos seus clientes do seu negócio e veja o que resta? (nada!) Somente os produtos e o espaço físico das lojas. Sem os clientes não tem negócio, não tem empresa, não tem vendas e não há lucro. Tenho ouvido de inúmeros empresários o seguinte: “não sei por que os clientes sumiram, estão cada vez mais difíceis?” O que aconteceu pra que os clientes tenham sumido? Será que não é a nossa empresa que está desfocada? Será que passamos 90% do nosso tempo só pensando no lucro e nos custos, e por vezes esquecemo-nos do que realmente nossos clientes querem? Precisamos aprender a focar nos clientes pra termos melhores resultados. O foco no cliente gera maior resultado final, mas convencer as pessoas disso não é tarefa fácil, né? O que podemos fazer pra estarmos focando nossa empresa nos clientes? Estou descrevendo algumas idéias abaixo que nos dará uma direção boa, vamos ver.

  1. Descubra quem são os seus clientes. Se sua maioria são homens ou mulheres, quem realmente tem a decisão de compra. Faça pesquisas, tenha um banco de dados confiável. Estratégia é o nome do jogo. Como você pode querer vender mais para um mercado que você mesmo desconhece?

  2. Descubra o que querem seus clientes. Seus gostos, desejos, aspirações, sonhos de consumo e nível de exigência. Assim, fica mais fácil de vender pra eles o que eles realmente querem comprar e não o que você acha que eles precisam;

  3. Descubra o que impede seus clientes de comprarem mais na sua loja. Pra isso você precisa verificar:

  4. O Nível do atendimento prestado na sua loja, inclusive ao telefone;

  5. O Nível das pessoas que atendem na sua loja;

  6. Se os preços e prazos estão competitivos às exigências do mercado;

  7. Se sua empresa tem um excelente conceito no seu mercado;

  8. Se seus produtos realmente estão atendendo ao nível dos seus clientes;

  9. Se você confia na sua equipe;

  10. Se o ambiente da sua loja está adequado ao nível dos seus clientes;

  11. Se há algum tipo de serviço de pós-vendas pra se certificar de que realmente estão satisfeitos com o serviço recebido na sua loja;

  12. Se está utilizando campanhas de marketing adequadas.

Saber deles, certificando-se de como seus clientes estão recebendo seus serviços têm um impacto benéfico dentro da sua organização. Vendo que, se tiver problemas em alguns deles, pode estar afetando diretamente suas vendas e sua organização. Então, o que você pode estar fazendo para aumentar suas vendas e melhorar ainda mais a sua imagem dentro do seu mercado de atuação? Pra isso trazemos mais sete idéias. Vejamos:

  1. Treine continuadamente sua equipe para que preste cada vez mais um serviço de alto nível aos seus clientes. Os seus clientes, por outro lado, agradecerão comprando mais de você e estarão sempre divulgando sua loja a outras pessoas;

  2. Mantenha sempre com você pessoas que possuam um nível de profissionalismo e motivação diferenciados. A soma das positividades da sua loja determina o seu sucesso. Para isso pagar salários e comissões competitivas é uma excelente porta;

  3. Venda produtos de boa qualidade;

  4. Mantenha os preços sempre competitivos com a média do mercado;

  5. Mantenha o ambiente da sua loja agradável. A limpeza, organização, pintura, fachada e balcões bem organizados, equipe uniformizada, etc. “A LIMPEZA IMPÕE RESPEITO”.

  6. Incentive o uso de pós-vendas. A pós-venda fideliza seus clientes de tal modo que se lembram de você e da sua empresa por mais tempo;

  7. Invista em campanhas de marketing funcionais e eficientes que vendam uma imagem positiva e saudável da sua organização. Lembrando sempre que cliente mesmo é aquele que já comprou mais de uma vez na sua loja. Enquanto todas as campanhas de marketing atuais estão mais interessadas em trazer um cliente que ainda não compra na sua loja do que fidelizar um que já compra há mais tempo.

Com estes passos torna-se bem provável que continue mantendo sua loja lucrando mais e ganhando mais. O foco no cliente hoje se tornou a mola propulsora mais importante de qualquer organização. Pense nisso!

Luiz César Hoeckele

#Clientes #Negócios #Profissionalismo #atendimento #motivação

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Desenhamos este espaço pra que você possa estudar alguns comportamentos e atitudes que fazem parte do dia a dia dos profissionais. Lembrando a todos que o estudo é parte importante do nosso desenvolvi-mento pessoal e profissional. Boa leitura!

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