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    Gestão da motivação interna

    27.09.2018

    por

    Luiz César Hoeckele

     

    De maneira geral, as pessoas se sentem bem quando são lembradas, vistas e reconhecidas pelo que fazem. Trazemos algumas dicas (lembrando que são apenas dicas) importantes para que um gestor ossa auxiliar as equipes a manterem bom nível de motivação através do reconhecimento:

    1. Inserir no mural da loja lista dos aniversariantes do mês;

    2. Enviar cartão de aniversário aos aniversariantes;

    3. Realizar uma comemoração mensal para os aniversariantes do mês;

    4. Dar meio dia de folga aos aniversariantes - para que possam comemorar com sua a família;

    5. Enviar flores quando do nascimento de filhos dos funcionários;

    6. Alguém da empresa visitar o recém nascido;

    7. Enviar mensagens de condolências na decorrência de falecimento de familiares dos funcionários;

    8. Alguém da empresa ir ao velório/sepultamento;

    9. Tratamento justo;

    10. Dar atenção e até folga a pessoas que tem parentes adoentados e, em situação de internação, ligar para saber do estado das pessoas.

     

    Ter ciência de que existem meios de mantermos nossa equipe motivada. O reconhecimento é parte essencial desta nobre tarefa e pode ser alcançado através de ações gerais (que envolvam todos os setores da empresa). A seguir, listamos ações que consideramos essenciais para que uma empresa tenha êxito na sua gestão.

    1. Pagamento de salários justos - se possível, acima da média salarial do mercado;

    2. Premiações extras pelo desempenho alcançado;

    3. Construção de um bom ambiente de trabalho onde o funcionário se sinta bem à vontade para se expressar;

    4. O funcionário ser bem acolhido pelo grupo/empresa quando da sua chegada;

    5. Elaboração de ambientes de trabalho seguros;

    6. Elaboração de ambientes de trabalho limpos e higienizados (salubres);

    7. Elaboração de ambientes de trabalhos cooperativos - onde as pessoas têm sentimento de cooperação mútua e trabalhos em equipe;

    8. Colocar pessoas em locais que se sintam bem e que gostem do que fazem e se identifiquem com suas melhores aptidões profissionais;

    9.  Incentivar para que as pessoas participem das decisões da empresa/loja/setor. E, desta maneira, sintam-se parte integrante do ambiente da empresa;

    10.  Elaborar ambientes em que as pessoas possam se expressar, serem ouvidas e que tenham condições de errar.

    11.  Preparar bem os gestores em princípios de liderança estratégica e comportamental;

    12.  Banir a violência psicológica pra fora da empresa - tais como: ameaças, assédio moral, assédio sexual, corporativismo, fofocas, calúnia, difamação e injúrias;

     Preparar os gestores para que sejam os orientadores desta filosofia.

     

    Luiz César Hoeckele

     

     

    Tags:

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