Gestão da motivação interna

De maneira geral, as pessoas se sentem bem quando são lembradas, vistas e reconhecidas pelo que fazem. Trazemos algumas dicas (lembrando que são apenas dicas) importantes para que um gestor ossa auxiliar as equipes a manterem bom nível de motivação através do reconhecimento:
Inserir no mural da loja lista dos aniversariantes do mês;
Enviar cartão de aniversário aos aniversariantes;
Realizar uma comemoração mensal para os aniversariantes do mês;
Dar meio dia de folga aos aniversariantes - para que possam comemorar com sua a família;
Enviar flores quando do nascimento de filhos dos funcionários;
Alguém da empresa visitar o recém nascido;
Enviar mensagens de condolências na decorrência de falecimento de familiares dos funcionários;
Alguém da empresa ir ao velório/sepultamento;
Tratamento justo;
Dar atenção e até folga a pessoas que tem parentes adoentados e, em situação de internação, ligar para saber do estado das pessoas.
Ter ciência de que existem meios de mantermos nossa equipe motivada. O reconhecimento é parte essencial desta nobre tarefa e pode ser alcançado através de ações gerais (que envolvam todos os setores da empresa). A seguir, listamos ações que consideramos essenciais para que uma empresa tenha êxito na sua gestão.
Pagamento de salários justos - se possível, acima da média salarial do mercado;
Premiações extras pelo desempenho alcançado;
Construção de um bom ambiente de trabalho onde o funcionário se sinta bem à vontade para se expressar;
O funcionário ser bem acolhido pelo grupo/empresa quando da sua chegada;
Elaboração de ambientes de trabalho seguros;
Elaboração de ambientes de trabalho limpos e higienizados (salubres);
Elaboração de ambientes de trabalhos cooperativos - onde as pessoas têm sentimento de cooperação mútua e trabalhos em equipe;
Colocar pessoas em locais que se sintam bem e que gostem do que fazem e se identifiquem com suas melhores aptidões profissionais;
Incentivar para que as pessoas participem das decisões da empresa/loja/setor. E, desta maneira, sintam-se parte integrante do ambiente da empresa;
Elaborar ambientes em que as pessoas possam se expressar, serem ouvidas e que tenham condições de errar.
Preparar bem os gestores em princípios de liderança estratégica e comportamental;
Banir a violência psicológica pra fora da empresa - tais como: ameaças, assédio moral, assédio sexual, corporativismo, fofocas, calúnia, difamação e injúrias;
Preparar os gestores para que sejam os orientadores desta filosofia.
Luiz César Hoeckele