(N)etiqueta para Whatsapp
Nestes dias o Whats app viralizou no mundo todo, caindo nas graças de, praticamente, todos os portadores de smartphones. Facilitou a vida de muita gente, encurtou distâncias e barateou os custos de ligações.
Nós estamos surfando esta onda e aproveitando esta ferramenta tecnológica (APP) como ferramenta estratégica de comunicação, encurtando distância e ampliando a nosso potencial de vendas.
Para tanto, estamos orientando alguns procedimentos que se tornam essenciais no trabalho desta plataforma em contato direto com nossos clientes.
Manteremos sempre a gentileza e o bom senso nas comunicações via Whats app, da mesma maneira que nos comunicamos pessoalmente.
As mensagens no What sapp devem ser curtas e diretas. Evite textos longos e mantenha sempre o assunto no tópico que está sendo discutido.
Não pressione. As duas “flechinhas” azuis do Whats app, na mensagem de texto enviada indicam, no aplicativo, que a pessoa já leu sua mensagem. Não envie outra logo depois, pressionando por uma resposta. “Não sabemos o que está acontecendo do outro lado. A pessoa pode estar no trânsito, em uma reunião ou qualquer outra situação”. Dê um tempo para que a pessoa consiga responder à sua solicitação. Lembre-se de que precisa ficar sempre fora da zona de perigo do lugar do (a) chato (a);
Evite enviar mensagens em CAIXA ALTA (EXCLUSIVAMENTE EM MAIÚSCULAS). Se bem empregadas, as maiúsculas podem ajudar a destacar, mas em excesso, a prática é compreendida como se você estivesse gritando, podendo causar irritação ou fazer com que o interlocutor se sinta ofendido;
Para enfatizar frases e palavras use os recursos de sublinhar e negrito;
Seja claro e objetivo;
Produza/envie textos de leitura fácil;
A maioria das pessoas na Internet vai conhecê-lo(a) somente através de como você escrever, portanto, cuide da correção ortográfica e gramatical;
Separe os parágrafos com linhas em branco;
Envie somente um assunto por mensagem;
Quando possível, ao responder uma mensagem, cite sempre a mensagem respondida, indicando “quem” disse “o quê”. Ou seja, deixe claro qual mensagem e quais questões está respondendo;
Evite palavrões e linguagem sarcástica, expresse sempre as suas ideias de um modo claro, simples e com uma linguagem precisa;
Ninguém tem paciência para ler 500 linhas de texto que podiam ser resumidas a duas ou três. Seja conciso e concreto naquilo que quer dizer. Poupe as palavras e mantenha-se fiel à ideia principal que quer passar;
Evite escrever em outra língua quando não solicitado (no caso, quando o assunto é tratado em português, a pessoa escreve em inglês só para se mostrar);
Lembre-se de agradecer sempre;
Veja o quanto é importante uma comunicação correta na internet e especificamente nas mídias sociais, existem profissionais especializados para ajudar você a realizar uma perfeita gestão de mídias sociais, a fim de estabelecer uma conexão precisa e segura com seu interlocutor.