(N)etiqueta para Whatsapp

Nestes dias o Whats app viralizou no mundo todo, caindo nas graças de, praticamente, todos os portadores de smartphones. Facilitou a vida de muita gente, encurtou distâncias e barateou os custos de ligações.

Nós estamos surfando esta onda e aproveitando esta ferramenta tecnológica (APP) como ferramenta estratégica de comunicação, encurtando distância e ampliando a nosso potencial de vendas.

Para tanto, estamos orientando alguns procedimentos que se tornam essenciais no trabalho desta plataforma em contato direto com nossos clientes.

  • Manteremos sempre a gentileza e o bom senso nas comunicações via Whats app, da mesma maneira que nos comunicamos pessoalmente.

  • As mensagens no What sapp devem ser curtas e diretas. Evite textos longos e mantenha sempre o assunto no tópico que está sendo discutido.

  • Não pressione. As duas “flechinhas” azuis do Whats app, na mensagem de texto enviada indicam, no aplicativo, que a pessoa já leu sua mensagem. Não envie outra logo depois, pressionando por uma resposta. “Não sabemos o que está acontecendo do outro lado. A pessoa pode estar no trânsito, em uma reunião ou qualquer outra situação”. Dê um tempo para que a pessoa consiga responder à sua solicitação. Lembre-se de que precisa ficar sempre fora da zona de perigo do lugar do (a) chato (a);

  • Evite enviar mensagens em CAIXA ALTA (EXCLUSIVAMENTE EM MAIÚSCULAS). Se bem empregadas, as maiúsculas podem ajudar a destacar, mas em excesso, a prática é compreendida como se você estivesse gritando, podendo causar irritação ou fazer com que o interlocutor se sinta ofendido;

  • Para enfatizar frases e palavras use os recursos de sublinhar e negrito;

  • Seja claro e objetivo;

  • Produza/envie textos de leitura fácil;

  • A maioria das pessoas na Internet vai conhecê-lo(a) somente através de como você escrever, portanto, cuide da correção ortográfica e gramatical;

  • Separe os parágrafos com linhas em branco;

  • Envie somente um assunto por mensagem;

  • Quando possível, ao responder uma mensagem, cite sempre a mensagem respondida, indicando “quem” disse “o quê”. Ou seja, deixe claro qual mensagem e quais questões está respondendo;

  • Evite palavrões e linguagem sarcástica, expresse sempre as suas ideias de um modo claro, simples e com uma linguagem precisa;

  • Ninguém tem paciência para ler 500 linhas de texto que podiam ser resumidas a duas ou três. Seja conciso e concreto naquilo que quer dizer. Poupe as palavras e mantenha-se fiel à ideia principal que quer passar;

  • Evite escrever em outra língua quando não solicitado (no caso, quando o assunto é tratado em português, a pessoa escreve em inglês só para se mostrar);

  • Lembre-se de agradecer sempre;

  • Veja o quanto é importante uma comunicação correta na internet e especificamente nas mídias sociais, existem profissionais especializados para ajudar você a realizar uma perfeita gestão de mídias sociais, a fim de estabelecer uma conexão precisa e segura com seu interlocutor.


Destaques

Desenhamos este espaço pra que você possa estudar alguns comportamentos e atitudes que fazem parte do dia a dia dos profissionais. Lembrando a todos que o estudo é parte importante do nosso desenvolvi-mento pessoal e profissional. Boa leitura!

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